Novo chefe do Detran-MG soma 120 pontos na carteira de motorista entre 2014 e 2017

Por Aécio Gonçalves 06/01/2018 - 07:09 hs

O delegado César Augusto Monteiro Alves Júnior, novo chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), acumula 120 pontos na carteira de motorista. Ele foi empossado pelo governador Fernando Pimentel (PT) no dia 20 de dezembro do ano passado.

De acordo com a informação divulgada nesta sexta-feira pelo jornal ‘O Globo’, dos 120 pontos registrados na carteira do delegado César Alves Júnior, 30 são referentes a infrações cometidas no ano passado, 44 em 2016, 16 em 2015 e 30 em 2014.

Para o condutor ter o direito de dirigir suspenso, basta o acúmulo de 20 pontos no período de um ano. Assim, a pontuação é seis vezes maior que o permitido pela lei em 12 meses, o que significa que ele pode ter a carteira apreendida a qualquer momento.

Segundo dados levantados pelo ‘O Globo’, o novo chefe do Detran-MG foi multado por quatro vezes por avanço do sinal vermelho, 18 por transitar em velocidade até 20% superior à permitida na via, três por estar em velocidade entre 20% e 50% superior à permitida e uma vez por deixar de usar o cinto de segurança.

Para obter os dados do prontuário de César Alves Júnior, ‘O Globo’ acessou o site do Detran munido do número da carteira de habilitação do delegado, data de nascimento e data da primeira habilitação.

Em nota, a Polícia Civil esclarece que não pode dar informações sobre infrações cometidas por condutores, mas utiliza sistema informatizado, obedecendo a critério cronológico, para instauração dos processos administrativos para suspensão da CNH, sem distinção de qualquer tipo de motorista. 

Nesse sentido, todos os condutores que cometem infrações ou atingem pontuação que ensejam processos administrativos de suspensão do direito de dirigir são devidamente notificados, respeitando todos os direitos e prazos estabelecidos em Lei.